16 de fev de 2009

Conhecendo mais o Sonar: Comping & Editing Tools

Já ouvi várias vezes em todos esses anos que trabalho com áudio muita gente defender este ou aquele programa por considerar suas ferramentas fantásticas, como se os outros não tivessem. E de tudo que ouvi até hoje não tem nada que o Sonar não faça. A intenção não é ficar comparando porque isso é uma perda de tempo...o que importa é o resultado final e sua empatia com o uso do programa. Vou postar alguns vídeos que falam de funções do Sonar geralmente desconheciadas, por serem mais avançadas, com a intenção de ampliar os horizontes de quem já é usuário. Gostaria muito de ter tempo para produzir e postar os vídeos em português, mas enquanto não for possível vamos aproveitando o que tem em inglês, mesmo porque a imagem fala por si.
Este vídeo mostra como podemos gravar vários takes no mesmo canal do Sonar e organizá-los em Layers (camadas). Depois de gravados, escolhemos os melhores trechos e mutamos os demais. Para mutar um Clip no Sonar basta selecioná-lo e apertar Q no teclado (tanto para MIDI como para Áudio)
O interessante é que numa gravação de múltiplos canais podemos fazer isso agrupando os clips e editando todos ao mesmo tempo.
Para gravar em loop um determinado ponto de sua música selecione nas opções de gravação o Auto Punch, e determine o compasso (ou tempo) incial e o final do trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário