Já ouvi várias vezes em todos esses anos que trabalho com áudio muita gente defender este ou aquele programa por considerar suas ferramentas fantásticas, como se os outros não tivessem. E de tudo que ouvi até hoje não tem nada que o Sonar não faça. A intenção não é ficar comparando porque isso é uma perda de tempo...o que importa é o resultado final e sua empatia com o uso do programa. Vou postar alguns vídeos que falam de funções do Sonar geralmente desconheciadas, por serem mais avançadas, com a intenção de ampliar os horizontes de quem já é usuário. Gostaria muito de ter tempo para produzir e postar os vídeos em português, mas enquanto não for possível vamos aproveitando o que tem em inglês, mesmo porque a imagem fala por si.
Este vídeo mostra como podemos gravar vários takes no mesmo canal do Sonar e organizá-los em Layers (camadas). Depois de gravados, escolhemos os melhores trechos e mutamos os demais. Para mutar um Clip no Sonar basta selecioná-lo e apertar Q no teclado (tanto para MIDI como para Áudio)
O interessante é que numa gravação de múltiplos canais podemos fazer isso agrupando os clips e editando todos ao mesmo tempo.
Para gravar em loop um determinado ponto de sua música selecione nas opções de gravação o Auto Punch, e determine o compasso (ou tempo) incial e o final do trecho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário