29 de mar de 2009

SONAR - Criação Musical - Musikmesse 2008

Ótimo vídeo de demonstração, que mostra muitas funções interessantes do Sonar.
Assuntos abordados, pela ordem do vídeo:

Primeira Parte

1 - Sonar foi o primeiro a trabalhar em sistemas de 64 bits.
2 - Um novo projeto pode ser personalizado para abrir como template, com as características e funções que precisamos (número de tracks, buses, instrumentos virtuais, endereçamentos, etc) 
3 - Menus editáveis - No Sonar podemos configurar os menus de plugins e instrumentos virtuais da nossa maneira.
4 - Rapture - é um dos instrumentos virtuais que vem junto com o Sonar. Basicamente é um sintetizador editável com um vasto banco de sons.
5 - ACT - Active Controller Technology - Um dispositivo MIDI como um teclado controlador ou console pode comandar as funções internas do Sonar. O mesmo botão que controla PAN quando visualizamos o canal, passa a controlar uma função de filtro do Rapture quando este passa e ser a janela principal. Basta ir dando funções aos botões do seu controlador e salvar essas configurações.
6 - Microscope - função que aumenta o zoom de visualização da área do mouse, para facilitar a edição de midi na função piano-roll inline.
7 - Groove Clip - Transforma os compassos criados em loop. Depois disso basta ir "abrindo" o clip com o mouse e o loop vai se multiplicando pela sessão.
8 - X-Ray - Função que permite deixar a janela que está em primeiro plano quase transparente para visualizarmos as janelas de fundo.
9 - Track Folders - Podemos organizar a visualização do projeto separando os instrumentos em folders, que permite expandir ou recolher a visualização dos tracks.



Segunda Parte

1 - Track Template - Configure tracks com plugins, endereçamentos, etc e salve como um template (modelo). Você pode importá-lo em qualquer outra sessão quando quiser.
O exemplo no vídeo é de um conjunto de tracks para bateria, associados ao Drop Zone (instrumento virtual que vem junto com o Sonar)
2 - Wave Form Preview - Podemos visualizar as ondas de áudio dos instrumentos virtuais sem necessidade de gravá-los. O botão de wave form preview aparece no lugar do R nos tracks de saída de áudio dos módulos.
3 - Input Quantize - Escolhendo a resolução o Sonar automaticamente coloca as notas MIDI no tempo da música.



Terceira Parte

1 - Dimension Pro - Não vem incluido no Sonar - conheça mais
2 - Sonitus Stereo Delay - Faz parte do pacote de plugins que vem junto com o Sonar - conheça mais
3 - L64 EQ - Novo modelo de plugin já incluso desde o Sonar 7
4 - L64 Multiband Compressor - Novo modelo de plugin já incluso desde o Sonar 7
5 - Boost 11 - Limiter - conheça mais
6 - Finalizando o projeto - Opções de exportar em OMF para outros softwares como Pro Tools, ou queimar diretamente num CD ou DVD.
7 - Cakewalk Publisher - Registra em seu projeto todos os dados referentes à direitos autorais para que você possa publicar seu projeto na internet, ou divulgá-lo sem preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário